Realizado no dia
03/10, de acordo com o calendário escolar, onde todos os pais, alunos e
responsáveis, foram convocados com antecedência, a participar deste momento tão
importante para todos nós.
Agradecemos a
participação de todos e contamos com o empenho de vocês para que possamos
aperfeiçoar ainda mais nossos trabalhos, objetivando a melhoria do rendimento
escolar.
Saiba mais...
Conselho de Classes e Série –
É um órgão colegiado da escola, que faz parte
da Gestão Democrática, e tem como perspectiva ser pautado num trabalho coletivo
da comunidade escolar, sendo um espaço privilegiado de avaliação e reflexão do
trabalho escolar.
Artigo 27 - Os Conselhos de Classe têm as seguintes atribuições:
I - avaliar o rendimento da classe e confrontar os resultados de
aprendizagem relativos aos diferentes componentes curriculares;
a)
analisando os padrões de avaliação utilizados;
b) identificando os alunos de aproveitamento insuficiente;
c) identificando as causas do aproveitamento insuficiente;
d) coletando e utilizando informações sobre as necessidades,
interesses e aptidões dos alunos;
e) elaborando a programação das atividades de recuperação de
aproveitamento e de compensação de ausências;
II - avaliar o comportamento da classe:
a) confrontando o relacionamento da classe com os diferentes
professores;
b) identificando os alunos de ajustamento insatisfatório em situação
de classe e na Escola;
c) propondo medidas que visem ao melhor ajustamento do aluno;
III - decidir sobre a promoção do aluno:
a) determinando o conceito final nos casos de discrepância entre as menções
finais e bimestrais emitidas pelo professor;
b) determinando a retenção ou acesso a estudos de recuperação, ao
final do ano letivo, dos alunos cujas menções indiquem aproveitamento inferior
ao mínimo exigido:
c) julgando da oportunidade e conveniência de proporcionar ao aluno,
no decorrer do ano letivo, atividades destinadas à compensação de
ausências;
d) homologando o conceito definitivo dos alunos submetidos a estudos
de recuperação final;
e) opinando sobre os recursos relativos à verificação do rendimento
escolar interpostos por alunos ou seus responsáveis;
Seção II: Dos Conselhos de Classe e Série
Artigo 20 - Os Conselhos de Classe e Série,
enquanto colegiados responsáveis pelo processo coletivo de acompanhamento e
avaliação do ensino e da aprendizagem, organizar-se-ão de forma a:
I
- possibilitar a inter-relação entre
profissionais e alunos, entre turnos e entre séries e turmas;
II -
propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem;
III - favorecer a integração e sequência dos
conteúdos curriculares de cada série/classe;
IV -orientar
o processo de gestão do ensino
Seção II: Dos Conselhos de Classe e Série
Artigo 20 - Os Conselhos de Classe e Série,
enquanto colegiados responsáveis pelo processo coletivo de acompanhamento e
avaliação do ensino e da aprendizagem, organizar-se-ão de forma a:
I
- possibilitar a inter-relação entre
profissionais e alunos, entre turnos e entre séries e turmas;
II -
propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem;
III - favorecer a integração e sequência dos
conteúdos curriculares de cada série/classe;
IV
-orientar o processo de gestão do ensino
Artigo 21 - Os Conselhos de Classe e Série
serão constituídos por todos os professores da mesma classe ou série e contarão com a participação de alunos de
cada classe, independentemente de sua idade.
A participação dos alunos:
• estes poderão ser representantes das
respectivas classes/ séries, indicados pelos seus pares.
• Para os alunos, trata-se de oportunidade para o exercício de cidadania
participativa e propositiva, uma vez que os espaços dos colegiados devem
pautar-se pelo diálogo maduro entre
alunos, docentes e demais educadores da escola.
Principal tarefa do Conselho de Classe:
Avaliar como a escola vem direcionando o
processo de ensino-aprendizagem, considerando uma postura interdisciplinar de
análise sobre as séries, as classes, os turnos e buscando a equidade do
processo e a garantia do direito comum a todos os alunos da escola a uma
educação de qualidade.